sexta-feira, 27 de março de 2015

Académica volta a representar o país na Head of the River Race

À semelhança do sucedido em 2014 a Associação Académica de Coimbra volta a representar Portugal na Head of the River Race (HORR), um dos mais antigos e emblemáticos eventos que anualmente se realizam na capital britânica e que este ano está agendado para o próximo domingo, dia 29 de Março, pelas 12:00.

Recorde-se que esta participação da Académica vem na sequência da vitória (a segunda consecutiva) na Regata Head of the Douro, evento realizado no passado dia 7 de Fevereiro no Rio Douro que oferece à formação vencedora a possibilidade de participação na HORR.

Com uma tripulação composta por João Rodrigues, Afonso Sousa, Tiago Susano, João Santos, Ricardo Paula, Gonçalo Delgado, Pedro Gonçalves, Diogo Maia e o timoneiro Pedro Gaspar
a formação da Académica de Coimbra vai procurar melhorar o 45º lugar alcançado em 2014, um ano particularmente complicado e que ficou marcado pelas más condições meteorológicas e que obrigou mesmo à interrupção da regata para algumas embarcações com partida mais tardia.
No domingo, entre os 3600 participantes, vai estar a tripulação nacional que vai ser a 39ª a lançar-se ao desafio de cumprir o percurso de 6800 metros, ligando Mortlake a Putney.

Académica celebra a vitória na Head of the Douro

A Head of the River Race (HORR) teve a sua primeira edição em 1926, surgindo a pretexto de obrigar as tripulações a cumprir treinos mais longos durante o inverno e assim preparar convenientemente as Regatas de Verão. O seu principal dinamizador foi o influente remador e treinador Steve Fairbairn, um dos pioneiros do trabalho de endurance durante o período de inverno.

Na primeira edição participaram 21 tripulações e, desde então, o número de tripulações cresceu até 1979, ano em que a organização limitou a 420 o número de tripulações presentes. O evento é disputado em barcos Shell 8+, isto é, o mesmo barco olímpico com 8 remadores e um timoneiro que é usado na Regata Oxford - Cambridge.

A dimensão e impacto ganhou proporções tais que a HORR se assumiu como o primeiro momento de celebração da chegada da primavera, reunindo milhares de espectadores em torno das pitorescas margens do Tamisa.

Sobre o propósito de organizar o evento disse Steve Fairbairn: “My dear boy, you are under a wrong impression. It is not a race, it is merely a means of getting crews to do long rows.”

Para mais informações consulte o site do evento em www.horr.co.uk.

Sem comentários:

Enviar um comentário